Homenagem Póstuma a Alda Corrêa Mendes Moreira
(Professora, Poetisa, Trovadora, Cronista e Haicaísta)


Carioca de nascimento, (cidade do Rio de Janeiro), mas niteroiense de coração, pois, mudou-se para esta cidade aos sete anos de idade, onde foi Cidadã Honorária Niteroiense, título que lhe foi outorgado pela Câmara Municipal de Niterói e do qual sempre se orgulhou.

Cursou a Faculdade Nacional de Filosofia-UB (atual UFRJ) e fez curso de Letras Neolatinas (Língua e Literatura: Espanhol, Francês, Italiano, Latim e Português).

Ainda cursando o último ano da faculdade, iniciou sua carreira de professora, lecionando Português, Latim e Francês em vários colégios de Niterói, alguns dos quais já não existem mais.

De 1950 a 1994 (44 anos), trabalhou no Colégio São Vicente de Paulo e no Liceu Nilo Peçanha.

Pertenceu a várias instituições literárias e participou de cerca de 90 Antologias, devidamente relacionadas em seu Site Espelho Poético, no endereço abaixo:
www.espelhopoetico.pro.br/dados_pessoais.htm

Gostava de participar destas Antologias e não tinha a menor intenção de publicar a própria obra. Estas Antologias tinham uma finalidade maior: além, é claro, da satisfação de ver suas obras divulgadas, elas eram vendidas em troca de um ingresso num recital de poesia idealizado por ela e ao qual deu o nome de APAEsia, que promoveu anualmente desde 1998, com poetas de Niterói e cuja renda era totalmente revertida para a APAE - Niterói.

Este Recital tinha ainda a finalidade de tornar conhecida a APAE-Niterói, uma obra que necessita de tanto apoio, nem sempre encontrado através das autoridades competentes ou entidades que tivessem um pouco mais de caridade.

Sua Obra também é divulgada na Rede em vários Portais literários e também em seu Site Espelho Poético, que continuará publicando as poesias inéditas que deixou.

Infelizmente, a nossa querida Alda, partiu, deixando uma saudade imensa e uma lacuna difícil de ser preenchida.

12 de dezembro de 1926 - 25 de maio de 2009



NOTA DO AUTOR: Alda não foi apenas uma pessoa muito culta e talentosa, como se pode ver através da descrição acima, foi também uma amiga dedicada que sempre oferecia seu tempo livre, até nos finais de semana, para corrigir textos de amigos, como eu. Tenho certeza de que, para pessoas assim, há um lugar muito especial reservado entre as estrelas do firmamento.
Poetic Soul Counters